7 Pratos Vegetarianos com Inspiração Indiana que Você Vai Amar7 Pratos Vegetarianos com Inspiração Indiana que Você Vai Amar

Você já experimentou a culinária indiana? Se não, você está perdendo uma das cozinhas mais saborosas, aromáticas e variadas do mundo. A Índia é um país com uma rica diversidade cultural, religiosa e geográfica, e isso se reflete na sua gastronomia. Há pratos para todos os gostos, desde os mais picantes aos mais doces, dos mais simples aos mais elaborados, dos mais carnívoros aos mais vegetarianos.

Sim, você leu certo. A Índia é um dos países com mais vegetarianos no mundo, cerca de 40% da população. Isso se deve principalmente à influência do hinduísmo, budismo e jainismo, que pregam o respeito por todos os seres vivos e a não violência. Mas também há outros motivos, como a escassez de recursos, a pobreza, a saúde e o paladar.

O fato é que a culinária indiana vegetariana é uma das mais ricas e criativas que existem. Ela utiliza uma grande variedade de ingredientes, como grãos, legumes, verduras, frutas, especiarias, ervas, laticínios e fermentados. Ela também explora diferentes técnicas de preparo, como fritar, assar, cozinhar, refogar, grelhar, assar na brasa, fermentar e conservar. E o resultado são pratos deliciosos, nutritivos, coloridos e perfumados, que satisfazem o corpo e a alma.

Se você ficou com água na boca, que tal aprender a fazer alguns pratos vegetarianos com inspiração indiana na sua própria cozinha? Neste artigo, vamos te ensinar 7 receitas fáceis, rápidas e saborosas, que vão te fazer viajar sem sair de casa. Vamos lá?

7 Dicas para Fazer Pratos Vegetarianos Gourmet

Como eu me apaixonei pela culinária indiana (e você também vai)

A minha história com a culinária indiana começou há alguns anos, quando eu fiz uma viagem para a Índia com o meu marido. Foi uma experiência incrível, que mudou a minha vida em vários aspectos. Um deles foi o meu paladar. Eu nunca tinha provado nada parecido com a comida indiana, e fiquei encantada com os sabores, as cores, os aromas e as texturas dos pratos. Eu me senti como uma criança em uma loja de doces, querendo experimentar tudo o que via pela frente.

Eu voltei da viagem com uma mala cheia de especiarias, livros de receitas, utensílios e lembranças. E desde então, eu comecei a cozinhar pratos indianos em casa, para matar a saudade e compartilhar com os meus amigos e familiares. E sabe o que aconteceu? Eles também se apaixonaram pela culinária indiana. Eles ficaram surpresos com a variedade, a criatividade e o sabor dos pratos, e me pediram para ensinar como fazer.

Foi assim que eu descobri que cozinhar pratos indianos não é tão difícil quanto parece. Na verdade, é muito divertido e gratificante. Você só precisa ter alguns ingredientes básicos, como arroz, lentilha, grão de bico, batata, cebola, alho, gengibre, tomate, leite de coco, iogurte, manteiga, óleo, sal, açúcar, limão, coentro, hortelã, curry, açafrão, cominho, coentro em grão, garam masala, cardamomo, canela, cravo, noz moscada, pimenta do reino, pimenta vermelha, mostarda, feno grego, asafoetida e curry leaves. Com esses ingredientes, você pode fazer uma infinidade de pratos, dos mais tradicionais aos mais inventivos.

E o melhor de tudo é que cozinhar pratos indianos é uma forma de cuidar da sua saúde e do meio ambiente. A culinária indiana vegetariana é rica em proteínas, fibras, vitaminas, minerais, antioxidantes e probióticos, que fortalecem o seu sistema imunológico, melhoram a sua digestão, previnem doenças e aumentam a sua energia. Além disso, ao consumir menos carne, você contribui para reduzir a emissão de gases de efeito estufa, o desmatamento, a poluição da água e o sofrimento animal.

Então, o que você está esperando para se juntar a mim nessa aventura gastronômica? Vamos começar com as receitas?

Dúvidas comuns sobre a culinária indiana vegetariana

Antes de irmos para a cozinha, vamos esclarecer algumas dúvidas comuns que você pode ter sobre a culinária indiana vegetariana. Aqui estão as respostas para as perguntas mais frequentes que eu recebo:

  • A comida indiana é muito picante?

Não necessariamente. A comida indiana é muito temperada, mas não precisa ser muito picante. Você pode ajustar o nível de pimenta de acordo com o seu gosto, ou até mesmo omiti-la. O que faz a comida indiana ser tão saborosa são as especiarias, que dão um toque especial aos pratos. Mas elas não são todas ardidas. Há especiarias doces, amargas, cítricas, florais, terrosas e defumadas, que criam uma harmonia de sabores.

  • A comida indiana é muito calórica?

Também não. A comida indiana pode ser muito saudável e leve, dependendo dos ingredientes e do modo de preparo que você escolher. Há muitas opções de pratos vegetarianos que são ricos em nutrientes e pobres em gorduras, como as saladas, os cozidos, os assados, os grelhados e os fermentados. Você também pode substituir o óleo por água ou caldo, o leite de coco por leite vegetal, o iogurte por iogurte vegano, a manteiga por óleo de coco ou azeite, e o açúcar por melado ou açúcar mascavo. Assim, você reduz as calorias e mantém o sabor.

  • A comida indiana é difícil de fazer?

De jeito nenhum. A comida indiana é muito fácil e rápida de fazer, se você seguir algumas dicas simples. A primeira é ter os ingredientes básicos à mão, como eu mencionei acima. A segunda é usar panelas e frigideiras de fundo grosso, que distribuem melhor o calor e evitam que os alimentos queimem. A terceira é seguir a ordem correta de adicionar os ingredientes, que geralmente é: óleo, especiarias, cebola, alho, gengibre, tomate, legumes, grãos, líquidos, sal, açúcar, limão, ervas.

A quarta é mexer bem os alimentos, para que eles absorvam os temperos e fiquem macios. E a quinta é usar a criatividade e o bom senso, para adaptar as receitas ao seu gosto e aos ingredientes que você tem disponíveis.

7 Receitas de Pratos Vegetarianos com Inspiração Indiana

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a culinária indiana vegetariana, vamos ao que interessa: as receitas. Aqui estão 7 pratos vegetarianos com inspiração indiana que você pode fazer em casa, sem muito trabalho e com muito sabor. Vamos começar?

1. Dal (sopa de lentilha)

O dal é um dos pratos mais populares e versáteis da culinária indiana. Ele consiste em uma sopa cremosa de lentilha, temperada com especiarias e ervas. Ele pode ser feito com diferentes tipos de lentilha, como a vermelha, a amarela, a verde ou a marrom. Ele pode ser servido como entrada, acompanhamento ou prato principal, com arroz, pão, salada ou legumes. Ele é rico em proteínas, fibras, ferro e cálcio, e tem um sabor delicioso.

Para fazer o dal, você vai precisar de:

  • 1 xícara de lentilha de sua preferência, lavada e escorrida
  • 4 xícaras de água
  • 1/4 de colher de chá de açafrão
  • 1/4 de colher de chá de sal
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • 1 colher de chá de sementes de mostarda
  • 1 colher de chá de cominho em grão
  • 1/4 de colher de chá de asafoetida
  • 1/4 de colher de chá de pimenta vermelha em flocos
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 colher de sopa de gengibre ralado
  • 1/4 de xícara de coentro picado

O modo de preparo é o seguinte:

  • Leve a panela com a lentilha, a água, o açafrão e o sal ao fogo alto, até ferver. Depois, reduza o fogo e cozinhe por cerca de 20 minutos, ou até a lentilha ficar macia, mexendo de vez em quando. Se necessário, adicione mais água para manter a consistência de uma sopa.
  • Em uma frigideira pequena, aqueça o óleo em fogo médio-alto. Adicione as sementes de mostarda, o cominho, a asafoetida e a pimenta vermelha, e frite por alguns segundos, até as sementes começarem a estourar. Cuidado para não queimar as especiarias.
  • Adicione o alho e o gengibre, e frite por mais um minuto, até dourar. Desligue o fogo e reserve.
  • Transfira o dal para uma travessa, e regue com o tempero de óleo e especiarias. Salpique o coentro por cima, e sirva quente, com arroz, pão, salada ou legumes.

Pronto, você acabou de fazer um delicioso dal, que vai te aquecer e te nutrir. Experimente e me diga o que achou. 😋

2. Aloo Gobi (batata e couve-flor ao curry)

O aloo gobi é outro prato clássico e fácil de fazer da culinária indiana. Ele consiste em batata e couve-flor cozidas em um molho de tomate e especiarias, que fica cremoso e aromático. Ele pode ser servido como acompanhamento ou prato principal, com arroz, pão, iogurte ou salada. Ele é rico em carboidratos, fibras, vitamina C e potássio, e tem um sabor irresistível.

Para fazer o aloo gobi, você vai precisar de:

  • 2 colheres de sopa de óleo
  • 1 colher de chá de sementes de cominho
  • 1 cebola média picada
  • 2 tomates médios picados
  • 1 colher de chá de sal
  • 1/4 de colher de chá de açúcar
  • 1 colher de chá de curry em pó
  • 1/4 de colher de chá de açafrão
  • 1/4 de colher de chá de garam masala
  • 1/4 de colher de chá de pimenta vermelha em pó (opcional)
  • 2 batatas médias descascadas e cortadas em cubos
  • 1/2 couve-flor média cortada em floretes
  • 1/4 de xícara de água
  • 2 colheres de sopa de coentro picado

O modo de preparo é o seguinte:

  • Em uma panela grande, aqueça o óleo em fogo médio-alto. Adicione as sementes de cominho, e frite por alguns segundos, até elas ficarem escuras. Adicione a cebola, e refogue por cerca de 15 minutos, ou até ela ficar macia e dourada, mexendo de vez em quando.
  • Adicione os tomates, o sal, o açúcar, o curry, o açafrão, o garam masala e a pimenta vermelha, se usar. Cozinhe por cerca de 10 minutos, ou até o tomate se desmanchar, formando um molho grosso, mexendo de vez em quando.
  • Adicione as batatas, a couve-flor e a água, e misture bem. Tampe a panela, e cozinhe em fogo baixo por cerca de 20 minutos, ou até as batatas e a couve-flor ficarem macias, mexendo de vez em quando. Se necessário, adicione mais água para manter o molho úmido.
  • Transfira o aloo gobi para uma travessa, e salpique o coentro por cima. Sirva quente, com arroz, pão, iogurte ou salada.

Pronto, você acabou de fazer um saboroso aloo gobi, que vai te surpreender e te satisfazer. Experimente e me diga o que achou. 😊

3. Chana Masala (grão de bico ao curry)

O chana masala é um dos meus pratos favoritos da culinária indiana. Ele consiste em grão de bico cozido em um molho de tomate, cebola, alho, gengibre e especiarias, que fica picante e perfumado. Ele pode ser servido como acompanhamento ou prato principal, com arroz, pão, iogurte ou salada. Ele é rico em proteínas, fibras, ferro e magnésio, e tem um sabor incrível.

Para fazer o chana masala, você vai precisar de:

  • 2 xícaras de grão de bico cozido, escorrido e lavado (ou 1 lata de 400 g)
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • 1 cebola média picada
  • 4 dentes de alho picados
  • 1 colher de sopa de gengibre ralado
  • 2 tomates médios picados
  • 1 colher de chá de sal
  • 1/4 de colher de chá de açúcar
  • 1 colher de chá de curry em pó
  • 1/4 de colher de chá de açafrão
  • 1/4 de colher de chá de garam masala
  • 1/4 de colher de chá de pimenta vermelha em pó (opcional)
  • 1/4 de xícara de água
  • 2 colheres de sopa de coentro picado
  • 1 colher de sopa de suco de limão

O modo de preparo é o seguinte:

  • Em uma panela média, aqueça o óleo em fogo médio-alto. Adicione a cebola, o alho e o gengibre, e refogue por cerca de 10 minutos, ou até a cebola ficar macia e dourada, mexendo de vez em quando.
  • Adicione os tomates, o sal, o açúcar, o curry, o açafrão, o garam masala e a pimenta vermelha, se usar. Cozinhe por cerca de 10 minutos, ou até o tomate se desmanchar, formando um molho grosso, mexendo de vez em quando.
  • Adicione o grão de bico e a água, e misture bem. Tampe a panela, e cozinhe em fogo baixo por cerca de 10 minutos, ou até o grão de bico ficar macio e absorver o sabor do molho, mexendo de vez em quando. Se necessário, adicione mais água para manter o molho úmido.
  • Transfira o chana masala para uma travessa, e salpique o coentro e o suco de limão por cima. Sirva quente, com arroz, pão, iogurte ou salada.

Pronto, você acabou de fazer um delicioso chana masala, que vai te conquistar e te nutrir. Experimente e me diga o que achou. 😍

4. Palak Paneer (espinafre com queijo)

O palak paneer é um prato típico do norte da Índia, que consiste em espinafre cozido e temperado com especiarias, e pedaços de queijo fresco chamado paneer. Ele pode ser servido como acompanhamento ou prato principal, com arroz, pão, iogurte ou salada. Ele é rico em cálcio, ferro, vitamina A e vitamina C, e tem um sabor suave e cremoso.

Para fazer o palak paneer, você vai precisar de:

  • 250 g de queijo paneer, cortado em cubos (você pode substituir por tofu firme, se preferir)
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • 1/4 de colher de chá de sal
  • 1/4 de colher de chá de pimenta vermelha em pó (opcional)
  • 4 xícaras de espinafre lavado e picado
  • 1/4 de xícara de água
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • 1 colher de chá de sementes de cominho
  • 1 cebola pequena picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 colher de sopa de gengibre ralado
  • 1/4 de colher de chá de sal
  • 1/4 de colher de chá de açúcar
  • 1/4 de colher de chá de garam masala
  • 1/4 de colher de chá de açafrão
  • 1/4 de xícara de creme de leite (você pode substituir por leite de coco, se preferir)
  • 2 colheres de sopa de coentro picado

O modo de preparo é o seguinte:

  • Em uma frigideira grande, aqueça 2 colheres de sopa de óleo em fogo médio-alto. Adicione o queijo paneer, o sal e a pimenta vermelha, se usar, e frite por cerca de 10 minutos, virando de vez em quando, até dourar todos os lados. Retire da frigideira e reserve em um prato.
  • Em uma panela média, leve o espinafre e a água ao fogo alto, até ferver. Depois, reduza o fogo e cozinhe por cerca de 5 minutos, ou até o espinafre murchar. Desligue o fogo e deixe esfriar um pouco. Transfira o espinafre e a água para um liquidificador, e bata até formar um purê. Reserve.
  • Na mesma frigideira que você fritou o queijo, aqueça mais 2 colheres de sopa de óleo em fogo médio-alto. Adicione as sementes de cominho, e frite por alguns segundos, até elas ficarem escuras. Adicione a cebola, o alho e o gengibre, e refogue por cerca de 10 minutos, ou até a cebola ficar macia e dourada, mexendo de vez em quando.
  • Adicione o sal, o açúcar, o garam masala e o açafrão, e misture bem. Adicione o purê de espinafre, e cozinhe por cerca de 10 minutos, ou até o molho engrossar, mexendo de vez em quando.
  • Adicione o creme de leite, e misture bem. Adicione o queijo paneer, e cozinhe por mais 5 minutos, ou até o queijo ficar aquecido, mexendo de vez em quando.
  • Transfira o palak paneer para uma travessa, e salpique o coentro por cima. Sirva quente, com arroz, pão, iogurte ou salada.

Pronto, você acabou de fazer um maravilhoso palak paneer, que vai te encantar e te fortalecer. Experimente e me diga o que achou. 😘

5. Biryani (arroz com legumes e especiarias)

O biryani é um prato de origem persa, que se popularizou na Índia e em outros países asiáticos. Ele consiste em um arroz cozido com legumes, frutas secas, castanhas e especiarias, que fica colorido e aromático. Ele pode ser servido como acompanhamento ou prato principal, com iogurte, salada ou picles. Ele é rico em carboidratos, fibras, vitamina B e antioxidantes, e tem um sabor exótico e delicioso.

Para fazer o biryani, você vai precisar de:

  • 2 xícaras de arroz basmati, lavado e escorrido
  • 4 xícaras de água
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • 4 vagens de cardamomo
  • 4 cravos
  • 2 paus de canela
  • 2 folhas de louro
  • 1 colher de chá de sal
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • 1 cebola grande fatiada
  • 2 cenouras médias raladas
  • 1 xícara de ervilhas congeladas
  • 1/4 de xícara de uvas passas
  • 1/4 de xícara de amêndoas laminadas
  • 1/4 de colher de chá de sal
  • 1/4 de colher de chá de açúcar
  • 1/4 de colher de chá de garam masala
  • 1/4 de colher de chá de açafrão
  • 2 colheres de sopa de coentro picado

O modo de preparo é o seguinte:

  • Em uma panela grande, leve o arroz, a água, 2 colheres de sopa de óleo, o cardamomo, o cravo, a canela, o louro e o sal ao fogo alto, até ferver. Depois, reduza o fogo e cozinhe por cerca de 15 minutos, ou até o arroz ficar macio e solto, mexendo de vez em quando. Desligue o fogo e reserve.
  • Em uma frigideira grande, aqueça mais 2 colheres de sopa de óleo em fogo médio-alto. Adicione a cebola, e frite por cerca de 15 minutos, ou até ela ficar macia e caramelizada, mexendo de vez em quando.
  • Adicione as cenouras, as ervilhas, as uvas passas, as amêndoas, o sal, o açúcar, o garam masala e o açafrão, e misture bem. Cozinhe por cerca de 10 minutos, ou até os legumes ficarem macios e os frutos secos dourados, mexendo de vez em quando.
  • Em uma travessa grande, faça camadas com o arroz e o refogado de legumes, alternando entre eles. Salpique o coentro por cima, e sirva quente, com iogurte, salada ou picles.

Pronto, você acabou de fazer um maravilhoso biryani, que vai te impressionar e te saciar. Experimente e me diga o que achou. 😋

6. Samosa (pastel frito recheado com batata e ervilha)

A samosa é um salgado típico da culinária indiana, que consiste em um pastel frito de massa fina e crocante, recheado com batata e ervilha temperadas com especiarias. Ela pode ser servida como aperitivo, lanche ou entrada, com molhos, salada ou picles. Ela é rica em carboidratos, fibras, vitamina C e potássio, e tem um sabor picante e delicioso.

Para fazer a samosa, você vai precisar de:

  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1/4 de colher de chá de sal
  • 1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1/4 de xícara de óleo
  • 1/2 xícara de água
  • 2 batatas médias cozidas e amassadas
  • 1/2 xícara de ervilhas cozidas
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • 1 colher de chá de sementes de cominho
  • 1/4 de colher de chá de asafoetida
  • 1/4 de colher de chá de pimenta vermelha em pó (opcional)
  • 1/4 de colher de chá de sal
  • 1/4 de colher de chá de garam masala
  • 1/4 de colher de chá de açafrão
  • 2 colheres de sopa de coentro picado
  • Óleo para fritar
  • Molhos, salada ou picles para acompanhar

O modo de preparo é o seguinte:

  • Em uma tigela grande, misture a farinha, o sal e o bicarbonato de sódio. Adicione o óleo, e misture com as pontas dos dedos, até formar uma farofa. Adicione a água aos poucos, e amasse até formar uma massa lisa e macia. Cubra com um pano úmido, e deixe descansar por 30 minutos.
  • Em uma tigela pequena, misture as batatas, as ervilhas, o sal, o garam masala e o açafrão. Reserve.
  • Em uma frigideira pequena, aqueça 2 colheres de sopa de óleo em fogo médio-alto. Adicione as sementes de cominho, a asafoetida e a pimenta vermelha, se usar, e frite por alguns segundos, até as sementes começarem a estourar. Cuidado para não queimar as especiarias.
  • Desligue o fogo, e adicione o tempero de óleo e especiarias à mistura de batata e ervilha. Misture bem, e salpique o coentro por cima. Reserve.
  • Divida a massa em 12 porções iguais, e faça bolinhas. Abra cada bolinha em um círculo de cerca de 15 cm de diâmetro, com um rolo. Corte cada círculo ao meio, formando duas meias-luas.
  • Pegue uma meia-lua, e dobre uma das pontas sobre o centro, formando um cone. Pressione as bordas para selar. Coloque uma colher de sopa do recheio dentro do cone, e dobre a outra ponta sobre o centro, fechando o pastel. Pressione as bordas para selar. Repita o processo com as outras meias-luas, até formar 24 pastéis.
  • Em uma panela grande, aqueça óleo suficiente para cobrir os pastéis em fogo alto. Frite os pastéis em pequenas porções, por cerca de 10 minutos, ou até ficarem dourados e crocantes, virando de vez em quando. Escorra em papel toalha, e sirva quente, com molhos, salada ou picles.

Pronto, você acabou de fazer umas deliciosas samosas, que vão te alegrar e te deliciar. Experimente e me diga o que achou. 😊

7. Lassi (bebida de iogurte e frutas)

O lassi é uma bebida refrescante e nutritiva, típica da culinária indiana. Ela consiste em iogurte batido com frutas, açúcar e especiarias, que fica cremoso e saboroso. Ela pode ser servida como bebida, sobremesa ou lanche, em qualquer hora do dia. Ela é rica em proteínas, cálcio, vitamina C e probióticos, e tem um sabor doce e agradável.

Para fazer o lassi, você vai precisar de:

  • 2 xícaras de iogurte natural
  • 2 xícaras de frutas de sua preferência, picadas (você pode usar manga, morango, banana, abacaxi, mamão, etc.)
  • 1/4 de xícara de açúcar
  • 1/4 de colher de chá de cardamomo em pó
  • Gelo a gosto

O modo de preparo é o seguinte:

  • Em um liquidificador, coloque o iogurte, as frutas, o açúcar, o cardamomo e o gelo. Bata até ficar homogêneo e espumoso.
  • Transfira o lassi para copos, e sirva gelado, com canudos.

Pronto, você acabou de fazer um delicioso lassi, que vai te refrescar e te deliciar. Experimente e me diga o que achou. 😊

Conclusão

Espero que você tenha gostado das receitas de pratos vegetarianos com inspiração indiana que eu te ensinei. Eles são fáceis, rápidos e saborosos, e vão te fazer viajar sem sair de casa. Se você quiser aprender mais receitas, ou se tiver alguma dúvida, sugestão ou comentário, é só me perguntar. Eu estou aqui para te ajudar. 😊

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *